Jovens da Orquestra Criança Cidadã se Unem a Artistas Russos, Ucranianos e Italianos em Concerto no Vaticano

A música tem o poder de transcender fronteiras e unir corações, independentemente de barreiras culturais, linguísticas, raciais ou sociais. Através da música, as pessoas encontram esperança, inspiração e um senso de pertencimento. Agora, a música se torna uma voz de paz e esperança, unindo jovens músicos da Orquestra Criança Cidadã, do Brasil, a artistas da Rússia, Ucrânia e Itália em um concerto no Vaticano.

No coração do Recife, em uma das áreas mais carentes da cidade, a Orquestra Criança Cidadã é um projeto de inclusão social que utiliza a música como ferramenta de transformação. Seus 451 jovens músicos, com idades entre 7 e 21 anos, recebem educação musical de alta qualidade, além de apoio pedagógico, psicossocial, alimentação e oportunidades de educação superior.

Neste mês de novembro, 25 desses jovens talentosos, originários das comunidades do Coque e Camela, viajaram para Roma, onde se uniram a músicos russos, ucranianos e italianos para dois concertos especiais, intitulados “Concerto pela Paz”. A plateia desses concertos incluiu o Papa Francisco, e a mensagem era clara: a música é uma força unificadora, capaz de transcender conflitos e unir corações em busca da paz.

O coordenador-geral da Orquestra Criança Cidadã, João Targino, destacou que o projeto é uma demonstração de que, onde há boa vontade, a mão divina atua. Mesmo diante de desafios significativos, a música e a arte têm o poder de tornar o impossível possível, promovendo a transformação do mundo em um lugar mais fraterno.

O repertório dos concertos incluiu compositores de diferentes países, homenageando tanto as vítimas quanto a esperança de paz. Músicos russos e ucranianos tiveram momentos solo, demonstrando que, na arte, não há espaço para a guerra, mas sim para a irmandade. O concerto se encerrou com um quarteto formado por integrantes de ambos os países, executando o famoso tango “Por una cabeza”.

Embora seja a primeira experiência internacional para alguns dos jovens músicos da Orquestra Criança Cidadã, o projeto já acumula um histórico de apresentações nacionais e internacionais, em locais como Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Itália, Argentina, China e Israel. Os convites refletem a qualidade artística do grupo e o impacto do projeto na comunidade.

A Orquestra Criança Cidadã é apoiada pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. O projeto, idealizado em 2006, visa formar não apenas músicos talentosos, mas também cidadãos conscientes e comprometidos com um mundo mais justo e fraterno.

Nas palavras do Papa São João Paulo II, “O artista vive numa relação peculiar com a beleza. Pode-se dizer, com profunda verdade, que a beleza é a vocação a que o Criador o chamou com o dom do ‘talento artístico’.”

Este concerto no Vaticano é uma prova de que a música e a arte têm o poder de promover a paz e unir pessoas de todas as origens em busca de um mundo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram