Homenagem a Alcione e Fafá de Belém Torna-se o Grande Triunfo

Seja qual for o desfecho das apurações dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, Alcione e Fafá de Belém saem como as grandes vitoriosas do Carnaval de 2024. Duas vozes icônicas da música brasileira, as cantoras foram homenageadas em enredos que emocionaram o público e se destacaram nos desfiles.

Na Mangueira, uma das escolas mais antigas e tradicionais do Carnaval carioca, a trajetória da cantora maranhense foi contada de forma convencional, com Maria Bethânia no carro abre-alas. O samba “A negra voz do amanhã” pode ter ficado aquém na gravação oficial, mas a homenagem fluiu bem na avenida, colocando a Mangueira entre as favoritas para uma vaga no Desfile das Campeãs.

A Estação Primeira encerrou o ciclo de comemorações dos 50 anos de carreira de Alcione, celebrados desde 2022. Já o desfile da Império de Casa Verde, em São Paulo, abriu os festejos dos 50 anos de carreira de Fafá de Belém, a serem comemorados em 2025.

O enredo “Fafá, a cabocla mística em rituais da floresta”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Barboza, destacou a identidade amazônica da artista paraense sob o prisma da religiosidade. Diferenciando-se das homenagens convencionais, a escola paulistana abordou eventos festivos do norte do Brasil, como o Círio de Nazaré e o Festival Folclórico de Parintins, expondo a fé e a alegria do povo amazônico.

Independentemente dos resultados finais, Alcione e Fafá de Belém já se consagram como as grandes campeãs do Carnaval de 2024, tendo suas trajetórias enaltecidas e imortalizadas na história do samba brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram