Ronaldo Resedá: O Breve Sucesso e os Últimos Dias
Ronaldo Andrade de Moraes (16 de outubro de 1945 – 12 de setembro de 1984), conhecido artisticamente como Ronaldo Resedá, foi um ator, bailarino, cantor e compositor carioca. Sua breve trajetória artística ganhou notoriedade nacional a partir de 1978, quando se lançou como cantor. O primeiro álbum, intitulado “Ronaldo Resedá” (1979), incluiu sucessos como “Kitsch Zona Sul” e “Marrom Glacé”, esta última tema de abertura da novela homônima.
Ronaldo Resedá também gravou o tema de abertura da novela “Plumas & Paetês” (1980), consolidando seu nome no cenário musical da época. No entanto, sua carreira declinou após o fim dos sucessos ligados às trilhas de novelas. Mesmo tentando lançar novos trabalhos, como um single em 1983, Resedá não obteve o mesmo êxito e começou a enfrentar dificuldades.
O cantor faleceu precocemente aos 38 anos, vítima de um AVC sofrido em Imperatriz, Maranhão, um mês antes de completar 39 anos. Ele foi diagnosticado com um tumor no cérebro e, segundo indícios apontados por Rita Lee em sua autobiografia, também estava infectado pelo vírus da AIDS, em uma época em que ainda não havia tratamentos eficazes para a doença.
Ronaldo Resedá deixou seu nome imortalizado nas trilhas sonoras de novelas, relembrando a efêmera, mas marcante, passagem pela música brasileira nos anos 1970 e início dos anos 1980.