Investimento em Marketing na Indústria Fonográfica Atinge US$ 7 Bilhões
Segundo o levantamento mais recente realizado pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), aproximadamente US$ 7 bilhões foram investidos em marketing para impulsionar artistas ao sucesso no ano de 2022.
Dentro desse montante, cerca de US$ 3,2 bilhões foram destinados a campanhas e estratégias de marketing, enquanto os gastos das gravadoras exclusivamente com o setor artístico e repertório, conhecido como A&R, totalizaram US$ 3,9 bilhões.
Esses números representam aproximadamente 29,7% das receitas das gravadoras no período analisado.
O streaming, por sua vez, ampliou sua participação percentual após a pandemia, respondendo por 67% das receitas da indústria musical em todo o mundo, totalizando US$ 17,5 bilhões em valores nominais.
Paulo Rosa, presidente da Pro-Música, comentou sobre os valores divulgados no relatório da IFPI, destacando a importância do investimento em marketing e promoção para o sucesso no mercado de música digital atual. “O relatório elaborado pelo IFPI, apesar de conter números globais, mostra claramente que sem investimento em marketing e promoção é muito mais difícil conseguir sucesso no mercado de música digital de hoje, o que é uma realidade em todo o mundo, no Brasil inclusive”, afirmou Rosa.