“O Rei é Rua” Homenageia Reginaldo Rossi em Recife
Os recifenses agora têm o privilégio de apreciar a mais recente homenagem ao saudoso cantor e compositor Reginaldo Rossi (1944-2013) na cidade: o megamural “O Rei é Rua”. Com uma extensão de 483 metros quadrados, a obra assinada pelo Osmo Crew é a primeira tela gigante do Recife produzida por um coletivo de artistas.
Localizado no edifício Rostand, número 569 da Avenida Conde da Boa Vista, o megamural presenteia os transeuntes com uma explosão de cores que reverenciam o “Rei do Brega”. Reginaldo Rossi, um ícone da música popular brasileira, é eternizado na impressionante pintura, destacando sua influência e importância cultural.
O Movimento Brega, do qual Reginaldo Rossi foi figura seminal, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife em 2021, sublinhando a relevância desse gênero musical na identidade da cidade.
Felipe Lemos, integrante do coletivo de artistas e produtor executivo do projeto, ressalta a contribuição de Reginaldo Rossi para o movimento: “Reginaldo Rossi foi o artista da música popular que deu o pontapé inicial nisso tudo. Foi a partir dele que o brega se tornou a trilha sonora das nossas memórias afetivas e coletivas, permeando as nossas vidas.”
O Osmo Crew, composto por artistas como Felipe Lemos, Shell Osmo, Tati Naara, Bizarro, Ant Social Osmo, Torvi Osmo, Sgnik, Smook e Remy Ferreira, assina a grandiosa obra que foi contemplada pelo Edital de Mega Murais da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.
Inspirada pelo tema ‘Recife Cidade da Música’, título recebido pela Unesco, a obra foi realizada ao longo de um processo criativo iniciado em 1º de dezembro de 2023 e concluído no último sábado (20). A secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes, destaca que ao longo do ano, mais seis megamurais serão criados para exaltar e valorizar a cultura e os artistas da cidade, marcando também os 80 anos de legado de Reginaldo Rossi.